Professores das Universidades decidem sobre greve até o final da semana

  • Compartilhe

Sindicato está questionando os professores para decidir se assina ou não a proposta do governo e se irão continuar a greve

Os professores universitários devem tomar uma decisão até o final desta semana sobre a manutenção da greve e a resposta frente à proposta do governo federal.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) está atualmente consultando as seções sindicais, secretarias regionais e comandos locais da greve dos professores universitários para saber se assinam ou não a proposta do governo e se a categoria irá “continuar a greve ou construir sua saída coletiva”.

Na sugestão, o governo federal propôs uma recomposição parcial do orçamento das universidades e de institutos federais, o reajuste de benefícios e um aumento linear de remunerações até 2026 “de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026”. Somado ao reajuste do ano passado, o aumento chegaria a 21,5% em 4 anos.

O governo federal não aceitou equiparar os benefícios de professores e técnicos de universidades aos concedidos aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirmou que “melhorou” a oferta inicial em todos os cenários e que os professores terão um aumento acima da inflação estimada em 15% entre 2023 e 2026.

No final de semana, o comando nacional de greve irá se reunir, em Brasília, para tomar a decisão.

FONTE: JORNAL GGN