Fux responde ataques de Bolsonaro em nome do STF nesta quarta-feira

  • Compartilhe

Durante encontro virtual, ministros da Corte usaram palavras como “absurdo” “golpista” “fascista” para classificar os discursos do presidente

Por Julinho Bittencourt

As ameaças do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) durante os atos de 7 de setembro foram recebidas com indignação pelos ministros da Corte. O presidente do tribunal, ministro Luiz Fux, fará um pronunciamento no início da sessão nesta quarta-feira (8), para rebater os mais novos ataques do chefe do Executivo.

Fux vai rebater o aviso dado por Bolsonaro de que não cumprirá qualquer determinação proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, principal alvo dos discursos do presidente da República e relator de inquéritos que o investigam no STF.

De acordo com o Globo, o presidente da Corte deixará claro que, caso de fato desrespeite ordem judicial do Supremo, seja de qual for o ministro, Bolsonaro vai incorrer em crime de responsabilidade – o que pode ensejar um pedido de impeachment.

O fato de adiar o pronunciamento e falar por todos os ministros tem como objetivo dar um caráter institucional ao movimento, como já ocorreu em episódios semelhantes.

A decisão do pronunciamento foi tomada em reunião virtual com nove dos dez integrantes do tribunal – apenas Dias Toffolli não compareceu. Durante o encontro, palavras como “absurdo” “golpista” “fascista” foram usadas para classificar os discursos de Bolsonaro.

Com informações do Globo

Fonte: Revista Fórum