O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), entidade representativa dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), manifesta apoio irrestrito aos servidores técnico-administrativos (STA) das universidades estaduais cearenses – Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Regional do Cariri (URCA) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – que aprovaram em assembleia, no dia 4 de abril, a deflagração do estado de greve da categoria.
A mobilização dos companheiros e companheiras das instituições estaduais é legítima, urgente e necessária diante do cenário de abandono e sucateamento vivenciado há anos. A ausência de concursos públicos desde 2016, a defasagem salarial, o desrespeito ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a crescente sobrecarga de trabalho são sintomas de um projeto de desmonte que atinge em cheio a educação pública cearense.
O SINTUFCE se soma à luta por valorização profissional, reestruturação da carreira e condições dignas de trabalho para os servidores técnico-administrativos da UECE, URCA e UVA. Reafirmamos que não existe universidade pública de qualidade sem servidores valorizados, infraestrutura adequada e políticas públicas de investimento contínuo.
Neste momento, também nos encontramos em estado de greve, junto à base nacional da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA Sindical), denunciando o desmonte promovido pelo governo federal e exigindo a reestruturação da carreira dos TAE das universidades federais. Essa sintonia entre as lutas revela que os ataques aos serviços públicos, infelizmente, têm sido transversais nos âmbitos federal e estadual.
A luta dos STAs da UECE, URCA e UVA é também a nossa luta.
Seguiremos em unidade, construindo pontes de solidariedade e resistência em defesa da educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Viva a luta da classe trabalhadora cearense!
Viva a resistência dos STAs e dos servidores TAE das universidades públicas!
FONTE: SINTUFCE