Vitória da Categoria, o Sintrajufe/CE lutou pelo reajuste de 22,19% no auxílio-alimentação do PJU, superando a inflação

  • Compartilhe

Mais uma vitória para as servidoras e servidores da SJCE, do Poder Judiciário Federal(PJU) e do Ministério Público da União(MPU): o auxílio-alimentação foi reajustado em 22,19%, passando a R$ 1.784,42, valor que agora se equipara ao praticado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Senado Federal. A Portaria Conjunta do CNJ de nº 03/2025, de 17/3/25, foi assinada e publicada na última segunda (25), no Diário Oficial da União, entra em vigor a partir de 1º de abril.

A conquista é resultado da pressão organizada da Fenajufe, do Sintrajufe/CE e dos sindicatos de base, que oficiaram aos órgãos do PJU e do MPU em janeiro, solicitando a equiparação com base na Portaria-TCU nº 182/2024, garantindo assim, o reajuste acima da inflação para atender o clamor da categoria.

Esse avanço só foi possível graças à atuação estratégica do Sintrajufe/CE, Fenajufe e sindicatos de base durante a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024. A Federação conseguiu suprimir um artigo que limitava reajustes ao IPCA, por meio de emenda do deputado Reimont (PT/RJ), com apoio de outros parlamentares.

O reajuste do auxílio-alimentação faz parte da pauta nacional de reivindicações da categoria, protocolada na Procuradoria-Geral da República em 20 de março. Agora, a luta continua para que as demais demandas dos(as) servidores(as) do PJU e MPU sejam atendidas.

Acesse o link e confira a portaria: https://drive.google.com/file/d/1FrQ72eNkZgQGHcsUiUFmPqpvHZid4T2x/view?usp=sharing

FONTE: SINTRAJUFE