SERVIDORES ESTADUAIS CONQUISTAM REAJUSTE SALARIAL DE 5,83% E LUTA AGORA É NO JUDICIÁRIO

  • Compartilhe

Antecipadamente, o SindJustiça Ceará já havia protocolado um ofício solicitando que a administração do TJCE conceda o aumento salarial de 8,67% aos servidores da Casa

Após quatro horas de intensas negociações no Palácio da Abolição, na última sexta-feira (21/02), a coordenação do Fórum Unificado Das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Ceará (Fuaspec) anunciou a conquista de um reajuste salarial de 5,83% para os servidores estaduais do Ceará. 

O aumento será dividido em 4,83% retroativo a janeiro e mais 1%, que será aplicado em setembro deste ano. A vitória surge após o governo estadual oferecer, durante a reunião com o secretariado do governo, um aumento de apenas 0,5% a mais do que o valor acordado na reunião anterior, que havia sido de 4,83%.

Embora o Fuaspec tenha inicialmente pleiteado um aumento de 1,5%, o governo rejeitou a proposta. No entanto, a mobilização constante das entidades sindicais, que se mantiveram firmemente presentes ao redor do Palácio da Abolição durante todo o processo de negociação, foi crucial para garantir a obtenção do adicional de 1%. 

A mobilização ocorreu em clima de Carnaval, com a realização do bloquinho “Libera o Meu Aumento Aí!”, que contou com uma banda de Carnaval que tocou vários clássicos dessa época do ano e animou todas as categorias que estavam presentes no ato.

A Mensagem de Lei do reajuste salarial será encaminhada em breve à Assembleia Legislativa do Ceará, para aprovação.

Mobilização e apoio logístico nas negociações

O SindJustiça participou ativamente das mobilizações organizadas pelo Fuaspec, com servidores do TJCE engajados em todas as etapas do processo. Além disso, o sindicato prestou apoio logístico aos atos realizados, fortalecendo a pressão e a negociação com o governo estadual.

A conquista de 5,83% para os servidores do executivo é vista como uma vitória importante, mas a luta continua, com o foco agora voltado para garantir a mesma valorização para os trabalhadores do Judiciário estadual.

Agora a luta é no Judiciário

Com a aprovação do reajuste salarial para os servidores do executivo, o SindJustiça, sindicato dos servidores do Poder Judiciário do Estado do Ceará, agora direciona suas atenções para a concessão de reajuste aos servidores do TJCE. 

O sindicato já havia protocolado um requerimento junto à administração do TJCE, direcionado ao novo presidente, desembargador Heráclito Vieira, solicitando um reajuste de 8,67%, baseado em estudo do Fuaspec que apontou uma defasagem salarial de 32,54% para os servidores estaduais entre 2014 e 2024.

No ofício, o SindJustiça destaca a necessidade de recompor as perdas inflacionárias acumuladas e garantir a dignidade e a motivação dos servidores: “os servidores vêm suportando sucessivas perdas inflacionárias sem a devida recomposição, resultando em um cenário insustentável de desvalorização profissional”, destaca o documento.

O pedido visa assegurar que os servidores do Judiciário estadual possam manter seu poder de compra e se beneficiar de um reajuste que corresponda às perdas históricas.

Por fim, o sindicato solicita a devida análise e adoção das providências cabíveis para viabilizar a concessão do referido reajuste, ressaltando a disposição da entidade sindical para o diálogo e colaboração no que for necessário.

FONTE: SINDJUSTIÇA