Nesta quinta feira, servidores federais realizam Dia Nacional de Luta

  • Compartilhe

Pressionar o governo para cumprir os Termos do Acordo conquistados pela mobilização das categorias e retomar a Mesa de Negociação Permanente com o conjunto dos servidores são algumas das reivindicações levantadas no dia Nacional de Mobilização marcado para acontecer em todo o país nesta quinta-feira. A suspensão do congelamento de 15 bilhões de reais do orçamento deste ano, que impacta na Previdência Social, nas verbas da saúde e educação, também será uma das pautas do dia 5 de setembro.

Para o Fonasefe, após anos de retrocessos sob os governos de Temer e Bolsonaro, é fundamental que os termos do acordo sejam efetivados com celeridade.

O Fórum questiona também o esvaziamento por parte do governo da Mesa Central de Negociação, um espaço fundamental de diálogo do conjunto dos servidores federais com o Ministério da Gestão e Inovação. Esse esvaziamento tem se dado tanto pela não convocação das reuniões ordinárias, a última aconteceu no dia 28 de março e uma nova deveria acontecer em agosto, quanto com a publicação de diretrizes gerais sobre reestruturação de carreira que passaram por fora da Mesa Central e, portanto, sem dialogar com o conjunto dos servidores.

O ato em Brasília está marcado para 8h30 da manhã, em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na Esplanada dos Ministérios (Bloco C). Para as categorias que não estarão no ato de Brasília, o Fonasefe orienta que, ao longo de todo dia, as categorias realizem ações de visbilidade nos seus estados com o objetivo de fortalecer a luta em todo o país.

FONTE: FONASEFE