Na manhã desta segunda-feira, 2 de setembro, o Coral Vozes do SINTUFCE, composto por vinte e cinco talentosos servidores aposentados, realizou uma emocionante apresentação no auditório do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus do Pici. O coral foi convidado a participar da cerimônia de abertura do I Simpósio Nordestino de Sistemática e Conservação da Biodiversidade (I SINCONBIO), um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica e científica.
O coral trouxe ao público um repertório diversificado e envolvente, que incluiu as canções “Esperando na Janela”, da banda Cogumelo Plutão, “Você Chegou”, da banda Barbatuques, e “Maior”, de Dani Black. A apresentação foi recebida com entusiasmo pelos presentes, destacando-se pela harmonia e pelo amor com que cada nota foi entoada.
“A gente se sente gratificada com cada convite. O coral sempre canta com muito amor. Nossos coralistas não medem esforços para fazer uma apresentação linda. E foi isso que aconteceu na UFC hoje”, afirmou a coordenadora de educação e cultura do SINTUFCE, Ana Maria Dias de Lima, orgulhosa do desempenho do grupo.
O Coral Vozes do SINTUFCE, formado por servidores técnico-administrativos aposentados, é um espaço aberto a novos integrantes que queiram explorar ou desenvolver suas habilidades musicais. Com ensaios realizados nas tardes de segunda e quarta-feira, das 15h às 16h, na sede do SINTUFCE, o coral tem se destacado em suas apresentações tanto na capital quanto no interior do estado, sempre a partir de convites.
Ana Maria destaca a importância de integrar novos membros ao coral: “Muitas vezes as pessoas acham que não sabem cantar. Mas os professores, Jaqueline e Gonzaga, conseguem identificar o potencial de cada um. E uma nova voz é sempre bem-vinda.” Ela também ressaltou o apoio essencial da diretoria do sindicato, que permite a continuidade e o sucesso das atividades culturais promovidas pelo SINTUFCE.
Sobre o I SINCONBIO
O I Simpósio Nordestino de Sistemática e Conservação da Biodiversidade (SINCONBIO) é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade da UFC, em parceria com a Mata Branca Jr., o PET Biologia UFC e o Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas. O evento, que se estenderá até 6 de setembro de 2024, tem como objetivo principal promover discussões sobre os avanços na sistemática e conservação da biodiversidade vegetal, animal e microbiana. Além disso, o simpósio abordará estratégias para o uso sustentável do patrimônio biológico, destacando a importância de adaptar essas práticas às rápidas mudanças globais.
O SINCONBIO configura-se como um fórum essencial para a troca de conhecimentos e experiências entre acadêmicos, pesquisadores e profissionais, sendo um marco para a ciência ambiental e a conservação da biodiversidade no Nordeste do Brasil.
FONTE: SINTUFCE