Mentiras, Discursos de Ódio e Abuso de Poder no Brasil.
O crescente aumento da violência política na campanha eleitoral de 2022 mostra que a frágil e precária democracia brasileira tem sofrido gravíssimos retrocessos, orquestrados através de manipulações caracterizadas por flagrantes matizes fascistóides.
Diante de tal conjuntura, resulta patente a legitimidade e urgência da formação de uma frente ampla, para promover a inadiável defesa da estabilidade democrática por meio da garantia de vitória da única candidatura capaz de obstar a continuidade do desgoverno bolsonarista.
Fato é que, desde a relativa redemocratização, conquistada pela sociedade brasileira a partir da segunda metade da década de 1980, as disputas políticas no Brasil não eram travadas em meio a uma escalada de violência igual à que tem sido vista a partir das eleições de 2018.
A utilização intensiva de mentiras e calúnias como instrumento de manipulação política, e a indecorosa difusão massiva de discursos de ódio, impulsionados por inúmeras modalidades de abuso de poder, têm sido a tônica das táticas beligerantes empregadas pelo bolsonarismo para arregimentar asseclas clientelistas e para iludir diversos segmentos da população.
A deliberada distorção de instituições do governo federal e da sociedade brasileira promove paulatina implantação de um regime autoritário, usurpador e predatório, que visa destruir a democracia com o objetivo de perpetuar esquemas de dominação mal dissimulados, para expandir o favorecimento de interesses particulares e da geopolítica imperialista.
Fortes indícios da mencionada distorção institucional estão relacionados com as diversas denúncias de desvios de finalidade em políticas públicas relativas à gestão orçamentária, à administração de empresas estatais como a Petrobrás, a Eletrobrás e a Embrapa, entre outras, bem como em atividades dos Ministérios da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente…
Além disso, a promoção e desregulamentação do acesso a armas e munições, inclusive das que deveriam ser de uso exclusivo das forças armadas, travestida sob a falsa alegação de que o armamento da população serviria para a defesa da liberdade individual e para a melhoria da segurança pública, em paralelo com a retórica que advoga a eliminação total dos divergentes políticos, têm relação direta com a escalada de violência, verbal e física, que tem resultado em inúmeras ocorrências deploráveis, muitas com conseqüências graves e até fatais.
Ademais, o negacionismo diversionista, a indiferença desumana e a inépcia administrativa em face da pandemia de COVID, bem como em relação ao intenso aumento da fome e das desigualdades sociais, mostram a face cruel e abjeta das políticas bolsonaristas.
Acresce que a destinação tortuosa de recursos públicos em troca de apoio político, aliada à discriminação de adversários eleitorais e de desafetos ideológicos na alocação dos referidos recursos, assim como o acintoso desrespeito a normas constitucionais e infraconstitucionais, caracterizam práticas antijurídicas e antidemocráticas que contrastam com a retórica cínica alardeada pelo bolsonarismo e execrada por todos os segmentos civilizados da sociedade.
Outras evidências gritantes da abjeta impostura política da horda bolsonarista saltam à vista quando se observam as afirmações do índividuo que simboliza o bolsonarismo no que tange ao execrável apoio à ditadura, à tortura e à violência policial, bem como às organizações criminosas denominadas milícias, que praticam diversas formas de coação e de extorção, além de assassinatos e desaparecimentos forçados, em especial nas comunidades carentes, onde os poderes públicos se mantêm ausentes, omissos, coniventes e, por vezes, cúmplices.
Acima de tudo, a gravidade dos danos potencializados pelo bolsonarismo assume dimensão mais hedionda quando se observa a pretensão insidiosa que busca criar condições propícias para perpetrar um golpe de estado no país, a fim de subjugar a democracia brasileira através da instalação de um regime autoritário, de perfil ditatorial e fascistóide, moldado com base no obscurantismo integralista e na mentalidade medieval da ultra-direita paramilitar.
A pretensão golpista do bolsonarismo resta evidenciada na tentativa constante de promover conflitos e causar confrontos inconciliáveis, bem como nas agressões grotescas praticadas contra todos os divergentes, em especial no âmbito de preconceitos discriminatórios contra todas as pessoas que professam religiões não pentecostais, e/ou que defendem a diversidade cultural, a preservação do meio ambiente e a liberdade de gênero. Agressões estas exercidas em geral através de alegações intolerantes e caluniosas que acusam toda divergência e todas as pessoas não alinhadas de comunistas, e/ou de desocupadas, depravadas, etc.
Por outro lado, o golpismo bolsonarista fica patente de modo nítido nas esdrúxulas alegações que alardeiam, de forma desonesta e vergonhosa, uma inverossímel e insólita possibilidade de vitória da chapa bolsonarista no 1º turno das eleições presidenciais de 2022, bem como que insinuam uma pretensa falsidade generalizada nas pesquisas de intenção de voto que indicam a forte probabilidade de vitória de Lula no primeiro turno do referido pleito.
A evidente falácia da encenação grotesca exibida pelo bolsonarismo fundamentalista, em contraste com as reais perspectivas de vitória de Lula, apontadas nas estatísticas de diversos institutos de pesquisa, cai por terra quando se observa que os resultados de todas as eleições presidenciais realizadas desde 1998 corroboram a confiabilidade dos principais institutos, bem como que os resultados projetados por quase todos os institutos de pesquisa para as eleições de 2022 são convergentes, com variações pequenas que indicam sua credibilidade.
Portanto, o conjunto de evidências ora delineadas conduz à firme conclusão de que é agora indispensável somar esforços para garantir a eleição de Lula no primeiro turno, de modo a evitar o acirramento da violência política patrocinada pela horda bolsonarista.
Neste sentido, urge ressaltar todos os fatos que demonstram ser a eleição de Lula o caminho para reverter gravíssimos retrocessos promovidos pelo bolsonarismo, com vistas a priorizar o impostergável combate à fome e a adoção de políticas econômicas que viabilizem de maneira inteligente o crescimento sustentado da economia, a redução das desigualdades sociais, bem como a preservação do equilíbrio ambiental, para impedir os riscos de aventuras autoritárias, que tendem a surgir em contextos de desagregação social resultante de crises sistêmicas.
Para tanto, é necessário concentrar esforços para prosseguir com a campanha eleitoral de forma perseverante e diplomática, a fim de agregar apoios de todas as pessoas capazes de compreender a importância vital de defender a democracia brasileira da ameaça decorrente do fundamentalismo golpista do atual desgoverno federal. E para que se tenha sucesso no objetivo maior de garantir a eleição de Lula no primeiro turno é preciso ter em mente que a frente ampla na qual se sustenta a real possibilidade de derrotar o bolsonarismo terá como prioridade preservar a unidade territorial do Brasil e restaurar a estabilidade democrática.
Nesta medida, cabe, neste momento tão perigoso da história de nosso país, clamar pela efetiva conscientização de todos os segmentos da sociedade que têm compromisso com os princípios da ética, da democracia e da fraternidade, para somarmos forças em prol do interesse comum, com vistas a transcender as adversidades que ameaçam violentar a nação.
As estatísticas apontadas pelas diversas pesquisas de intenção de voto mostram com toda a clareza que a única candidatura com chances reais de evitar a reeleição do bolsonarismo na presidência da república é a de Lula. E a história documentada nas pesquisas e nos resultados de todas as eleições realizadas desde 1998 comprova que esta é uma realidade concreta.
Então, é dever de todas as pessoas que respeitam a vida e a dignidade humana apoiar essa frente de salvação nacional, através do voto em Lula no primeiro turno, tendo em vista que adiar a eleição presidencial para um segundo turno implica no risco evidente de aumento da violência política, usada pelos bolsonaristas para intimidar, coagir e manipular os eleitores com o objetivo criminoso de impedir o direito de livre expressão da vontade popular.
Assim, vale frisar que a posição adotada pelo candidato Ciro Gomes mancha sua biografia, e avilta o legado do trabalhismo autêntico originário das raizes do PDT, desenvolvidas a partir da dedicação coerente, corajosa e memorável de seus fundadores, exemplificados pelo seu dirigente histórico Leonel Brizola, expoente de primeira grandeza das bravas lutas em defesa da democracia brasileira, com contribuições heróicas desde a rádio da legalidade em 1961, nas conquistas da redemocratização em 1985 e da Constituição Cidadã em 1988, bem como no apoio coerente às candidaturas de Lula nas eleições de 1989 e subseqüentes.
Ciro Gomes e Simone Tebet tem em suas mãos a possibilidade de escolher entre entrar para a História como lideranças que garantiram a salvação da democracia brasileira nas eleições de 2022, ou de carregarem para sempre a culpa de serem coniventes com a violência fascistóide que poderá resultar do fanatismo bolsonarista caso seja necessário um segundo turno.
É tempo então de clamar pela conscientização coerente de todas as pessoas que têm efetivo apreço pelo respeito à vida, à dignidade humana e aos princípios democráticos, para somar esforços em prol da eleição da candidatura que a rigor não é mais só do Lula ou do PT, mas sim de toda a nação brasileira, que precisa de paz, de democracia e de justiça social.
O compromisso construído com base na candidatura de Lula em 2022 é priorizar o combate à fome, à desigualdade social e ao criminoso desmonte das políticas públicas perpetrado pelo desgoverno bolsonarista. Portanto, apoiar a eleição de Lula no primeiro turno não caracteriza nenhuma incoerência. Incoerência é se negar a fornecer tal apoio, que se evidencia urgente, imprescindível e crucial para a preservação da democracia brasileira, de modo a evitar o risco concreto de uma escalada de violência de conseqüências nefastas e imprevisíveis.
Apoiar a eleição de Lula no primeiro turno e contribuir de forma solidária para a adoção de políticas sustentáveis de emprego e renda, de viabilização do crescimento econômico com justiça social é algo que está ao nosso alcance e que é nosso dever.
Em política não existe espaço para ilusões voluntaristas nem para pensamento mágico (o tal wishfull thinking), e o tempo não para, nem volta. Portanto, a hora é agora, ou talvez nunca tenhamos a chance de construir um futuro melhor nessa nossa vida efêmera.
Sigamos unidos, em defesa da democracia brasileira, contra a violência fascistóide.
* Mario Ramos – MAAR. Economista brasileiro, humanista, feminista, desenvolvimentista…
REFERÊNCIAS
01. EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DA VIDA E DA DIGNIDADE HUMANA. https://jornalggn.com.br/opiniao/em-defesa-da-democracia-e-da-vida/
02. Bolsonaro é o maior responsável pela violência política nas eleições brasileiras de 2022. https://jornalggn.com.br/politica/bolsonaro-e-o-maior-responsavel-pela-violencia-politica-nas-eleicoes-brasileiras-de-2022;
03. Em meio aos ataques de Jair Bolsonaro ao Datafolha pesquisador é agredido por bolsonarista. https://jornalggn.com.br/politica/eleicoes-politica/pesquisador-datafolha-agressao/
04. Empresário faz tiro ao alvo com foto de Lula e PT reage. https://jornalggn.com.br/ politica/empresario-faz-tiro-ao-alvo-com-foto-de-lula/;
05. Bolsonarista bate carro de propósito contra apoiadora de Lula perde o controle e morre em acidente. https://jornalggn.com.br/politica/apoiadora-de-lula-sofre-atentado-por-bolsonarista/;
06. Pastor atacado após defender Lula desabafa. https://br.noticias.yahoo.com/pastor-atacado-ap%C3%B3s-defender-lula-160151128.html
07. O Brasil de Bolsonaro Retrato de um país cada vez mais armado. https://br.noticias.yahoo.com/o-brasil-bolsonaro-retrato-um-142828400.html
08. Bolsonaro radicaliza discurso contra PT após novo caso de violência política. https://br.noticias.yahoo.com/bolsonarista-que-negou-marmita-a-eleitora-de-lula-recebeu-auxilio-e-e-processado-144402997.html;
09. CAC comprou armas usadas por quadrilha em assalto a carro forte. https://br.noticias.yahoo.com/assalto-a-carro-forte-em-porto-alegre-foi-feito-com-armas-legais-aponta-policia-174457203.html;
10. Bolsonarista que negou marmita a eleitora de Lula recebeu Auxílio e é processado. https://br.noticias.yahoo.com/bolsonarista-que-negou-marmita-a-eleitora-de-lula-recebeu-auxilio-e-e-processado-144402997.html;
11. Colecionadores e caçadores usam aplicativos e redes de clubes para contornar regras de porte de arma. https://br.noticias.yahoo.com/colecionadores-e-ca%C3%A7adores-usam-aplicativos-073120426.html;
12. Bolsonaro leva ao programa de TV imagens e discursos do 7 de Setembro. https://br.noticias.yahoo.com/bolsonaro-leva-ao-programa-tv-235901706.html;
13. Corregedor Eleitoral abre prazos para Bolsonaro se manifestar em ações de abuso político. https://br.noticias.yahoo.com/corregedor-eleitoral-abre-prazos-para-152156697.html;
14. TSE mantém proibição de Bolsonaro usar imagens do 7 de Setembro na propaganda eleitoral. https://br.noticias.yahoo.com/tse-mant%C3%A9m-proibi%C3%A7%C3% A3o-bolsonaro-usar-225819669.html;
15. Vera Magalhães sobre ataque de bolsonarista Se sentem autorizados pelo presidente. https://br.noticias.yahoo.com/jornalista-vera-magalhaes-se-pronuncia-apos-agressao-de-deputado-bolsonarista-114231751.html;
16. Líder indígena executado no MS foi baleado com cinco tiros nas costas. https://br.noticias.yahoo.com/laudo-aponta-que-lider-indigena-foi-executado-com-cinco-tiros-nas-costas-no-ms-142919990.html;
17. Campanha de Lula cita episódios de violência política e pede ao TSE que tome providências para garantir segurança de eleitores e candidatos. https://br.noticias. yahoo. com/campanha-lula-cita-epis%C3%B3dios-viol%C3%AAncia-180009328.html;
18. Roger Waters e Noam Chomsky alertam para risco de golpe anunciado no Brasil. https://br.noticias.yahoo.com/roger-waters-e-noam-chomsky-185900406.html;
19. Invasões de terras indígenas tiveram novo aumento em 2021. https://cimi.org.br/2022/08/relatorioviolencia2021/;
20. Xingu por um fio Estrada ilegal rompe importante barreira de proteção da Amazônia. https://www.socioambiental.org/noticias-socioambientais/xingu-por-um-fio-estrada-ilegal-rompe-importante-barreira-de-protecao-da;
21. Desmatamento na Amazônia brasileira tem aumento drástico em agosto. https://br.noticias.yahoo.com/desmatamento-na-amaz%C3%B4nia-brasileira-tem-180954070.html;
22. Bolsonaro volta a usar tom de ameaça e diz que depois das eleições todos jogarão dentro das 4 linhas. https://br.noticias.yahoo.com/bolsonaro-volta-usar-tom-amea%C3%A7a-152847443.html;
23. Campanha de Bolsonaro cria e impulsiona site com ataques a Lula. https://br.noticias.yahoo.com/campanha-bolsonaro-cria-e-impulsiona-110100697.html;
24. Ministra do TSE manda excluir postagens com informações falsas sobre plano de Lula para o agro. https://br.noticias.yahoo.com/ministra-tse-manda-excluir-postagens-181200319.html;
25. Isa Penna é ameaçada de morte e pede investigação após intimidação. https://br.noticias.yahoo.com/isa-penna-e-ameacada-de-morte-e-pede-investigacao-apos-intimidacao-195807708.html;
26. Foto do ministro do TSE Benedito Gonçalves com camisa de Lula é montagem. https://br.noticias.yahoo.com/foto-do-ministro-do-tse-benedito-goncalves-com-camisa-de-lula-e-montagem-200552096.html;
27. O que diziam as pesquisas na reta final de eleições passadas. https://www.dw.com/pt-br/o-que-diziam-as-pesquisas-na-reta-final-das-elei%C3%A7%C3%B5es-passadas/a-63125404;
28. Como estavam as pesquisas a duas semanas do 1 turno em 2018. https://www.estadao.com.br/politica/como-estavam-as-pesquisas-a-duas-semanas-do-1-turno-em-2018-veja-aquela-e-outras-eleicoes/;
29. Atacado por Bolsonaro Datafolha acertou previsões com pesquisas desde a redemocratização. https://jornalggn.com.br/politica/datafolha-nunca-errou-uma-pesquisa-presidencial/;
30. TSE manda remover postagens sobre kit gay das redes sociais. https://jornalggn.com.br/justica-2/tse-manda-remover-postagens-sobre-kit-gay-nas-redes-sociais/;
31. Fui pago para ser apoiador fake e fazer pergunta ensaiada para Bolsonaro diz publicitário. https://br.noticias.yahoo.com/fui-pago-para-ser-apoiador-120500491.html;
32. Bolsonaro critica beneficiários do Auxílio Brasil. https://br.financas.yahoo.com/noticias/bolsonaro-critica-beneficiarios-do-auxilio-brasil-221717929.html;
33. 40 por cento dos eleitores temem casos de violência política durante o pleito. https://jornalggn.com.br/politica/violencia-politica-datafolha/;
34. Contra o golpe do medo Por Boaventura de Sousa Santos. https://jornalggn.com.br/analise/contra-o-golpe-do-medo-boaventura-de-sousa-santos/;
35. Pesquisa Datafolha Lula vai a 50% nos votos válidos e pode vencer no 1º turno. https://br.noticias.yahoo.com/pesquisa-datafolha-lula-vai-a-50-nos-votos-validos-e-pode-vencer-no-1-turno-235409995.html;
36. A realidade econômica do Brasil de Bolsonaro na ONU não é a mesma dos brasileiros. https://jornalggn.com.br/economia/a-realidade-economica-do-brasil-de-bolsonaro-na-onu-nao-e-a-mesma-dos-brasileiros/;
37. Oxfam Larga maioria dos brasileiros é antineoliberal. https://jornalggn.com.br/analise/oxfam-larga-maioria-dos-brasileiros-e-antineoliberal/;
38. A retomada do setor naval como uma força motriz para o desenvolvimento brasileiro. https://jornalggn.com.br/analise/a-retomada-do-setor-naval-como-uma-forca-motriz-para-o-desenvolvimento/;
39. O Lula de 2023 será um upgrade do Lula de 2008. https://jornalggn.com.br/coluna-economica/o-lula-de-2023-sera-um-upgrade-do-lula-de-2008;
40. O combate à fome e a reforma política. https://jornalggn.com.br/coluna-economica/o-combate-a-fome-e-a-reforma-politica-por-luis-nassif/;
41. Artistas se unem em pedido de vira voto a favor de Lula. https://br.vida-estilo.yahoo.com/eleicoes-2022-famosos-se-unem-a-lula-campanha-vira-voto-video-viral-202149045.html;
42. Chico Buarque defende vitória de Lula no primeiro turno para salvar a democracia. https://www.brasil247.com/cultura/chico-buarque-defende-vitoria-de-lula-no-primeiro-turno-para-salvar-a-democracia-video
O texto não representa necessariamente a opinião do Jornal GGN. Concorda ou tem ponto de vista diferente? Mande seu artigo para dicasdepauta@jornalggn.com.br.
Fonte: Jornal GGN