Fonte: Sindissetima
O Sindissétima manifesta sua solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da saúde que atuam no Hospital Antônio Prudente, em Fortaleza, diante das graves denúncias divulgadas pelo Sindsaúde Ceará sobre possíveis irregularidades nas condições de trabalho e riscos à segurança assistencial na unidade hospitalar.
Segundo informações divulgadas pelo sindicato da categoria, profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estariam sendo submetidos a atividades incompatíveis com os protocolos de biossegurança adotados em ambientes críticos. As denúncias apontam que técnicos de enfermagem estariam sendo obrigados a realizar o manuseio e a higienização de materiais contaminados em setores como o expurgo, retornando posteriormente às atividades na UTI.
A situação relatada causa preocupação não apenas em relação à saúde e à segurança dos trabalhadores, mas também quanto aos potenciais riscos aos pacientes internados, especialmente aqueles em estado grave e mais vulneráveis a infecções hospitalares.
O Sindissétima considera fundamental que todas as denúncias sejam apuradas com rigor e transparência pelos órgãos competentes. A proteção da vida, da saúde e da dignidade dos trabalhadores deve ser tratada como prioridade absoluta por qualquer instituição de saúde.
Diante da gravidade dos fatos noticiados, o Sindicato cobra a atuação imediata dos órgãos de fiscalização e controle, entre eles:
Ministério Público do Trabalho (MPT);
Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE);
Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), por meio da Vigilância Sanitária Estadual;
Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE);
Superintendência Regional do Trabalho e Emprego;
Demais órgãos responsáveis pela fiscalização das condições de trabalho e da assistência à saúde.
O Sindissétima entende que a apuração célere e rigorosa das denúncias é essencial para garantir o cumprimento das normas de biossegurança, a proteção dos pacientes e o respeito aos direitos dos profissionais que diariamente sustentam o funcionamento dos serviços de saúde.
Nenhum trabalhador deve ser submetido a condições que coloquem em risco sua integridade física e mental. Da mesma forma, nenhum paciente pode ter sua segurança comprometida pela adoção de práticas incompatíveis com os protocolos técnicos exigidos para ambientes hospitalares de alta complexidade.
O Sindissétima acompanha com preocupação os fatos denunciados e se soma ao Sindsaúde Ceará na defesa de condições dignas de trabalho, da valorização dos profissionais da saúde e da garantia de uma assistência segura e de qualidade para toda a população.