Estudo do Banco do Brasil revela que economia nordestina cresceu 3,8% no ano passado, enquanto país registrou alta de 3,5%.
A economia dos estados nordestinos cresceu acima da média nacional em 2024: a região acumulou alta de 3,8% em seu PIB (Produto Interno Bruto) no ano passado, ante índice positivo de 3,5% na média nacional.
Os dados são de relatório regional elaborado pelo Banco do Brasil, que destaca a melhora da região também em termos estaduais, com a Paraíba e o Grande do Norte, liderando, respectivamente, os indicadores nacionais.
A pesquisa destaca que o PIB da Paraíba obteve o melhor registro estadual do País, com 6,6% de aumento. Em seguida, veio o Rio Grande do Norte, com 6,1%. O Ceará foi o próximo estado mais bem posicionado, em 11º lugar, com alta de 3,9%. Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe registraram 3,6%, enquanto Alagoas e Bahia, marcaram, na ordem, 3,1% e 2,9%.
Resultados acima da média
Os dados do relatório destacam que os indicadores econômicos do Nordeste seguiram com resultados acima da média nacional.
Na indústria, o Nordeste alcançou 3,4%, superior aos 3,3% do Brasil. No setor de serviços, a diferença foi maior a favor da região: 4% contra 3,6%. Embora o setor agropecuário tenha apresentado retração em todas as regiões, a queda no Nordeste foi menos intensa (-1,7%), enquanto a média nacional foi de -2,5%.
Veja mais a respeito do tema no relatório divulgado pelo Banco do Brasil.
FONTE: JORNAL GGN