Orçamento aprovado na segunda (21) vai ser destinado a projetos da Quality Digital, empresa brasileira de Tecnologia da Informação, para setores estratégicos da economia
De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), foram aprovados R$ 35,7 milhões em orçamento para investir em projetos de tecnologia da informação da Quality Digital, empresa brasileira de TI, em setores estratégicos da economia brasileira.
A iniciativa faz parte do programa Mais Inovação, que quer integrar o uso de Inteligência Artificial (IA) a soluções digitais dos setores bancário, de transações financeiras, de indústrias e de mineração.
As soluções devem otimizar processos como operações cambiais, contratos de financiamento, governança, auditoria, gestão de investimentos etc., a partir da interpretação de documentos, da extração, categorização e manejo de um alto volume de dados e da implantação de dashboards para a tomada de decisão dos usuários.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Oliver Wyman, o setor de Serviços Financeiros é um dos mais significativos no uso de tecnologias de Inteligência Artificial entre brasileiros.
Já na indústria, a IA pode ser aplicada para a automação de atividades repetitivas, manutenção preventiva, gestão da cadeia de suprimentos ou até mesmo na manufatura inteligente, de acordo com o portal “A Voz da Indústria”, o que gera ganhos de produtividade significativos. Os ‘dispositivos inteligentes’ conseguem monitorar os resultados de tarefas e extrair dados acerca da sua execução.
Através do aprendizado de máquina, as ferramentas podem, então, identificar gargalos de eficiência ou pontos passiveis de melhora na produção, diz o portal.
Os projetos da Quality também devem ser expandidos para o setor de varejo, a fim de melhorar a competitividade e os processos digitais das empresas nacionais, de acordo com o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Uma pesquisa conduzida pela Central do Varejo mostra que, entre abril e junho deste ano, 47% dos varejistas (de um total de 307) já utilizam Inteligência Artificial para atividades do setor. Desses, 52% dizem que a falta de conhecimento, somada a uma infraestrutura deficiente (para pelo menos 26% dos entrevistados), são fatores que impedem o avanço de investimentos maiores nessa tecnologia.
Os processos em que as IAs são mais utilizadas entre o setor de varejo são marketing e vendas, além de atendimento ao cliente, com o uso de chatbots, e a automatização de relatórios.
REVISTA FÓRUM