O Presidente do Sindissétima, Marcus Rógenes, esteve presente na reunião de alinhamento para o programa PopRuaJud, realizada no dia 23 de outubro na Justiça do Trabalho, em conformidade com a Resolução 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa normativa institui a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades no âmbito do Judiciário.
O encontro apresentou o andamento do programa em outras partes do país, como o Rio de Janeiro, além de dados sobre a população em situação de rua em Fortaleza. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 8.404 pessoas vivem nas ruas da capital cearense. Relatório foi apresentado com informações adicionais sobre gênero, faixa etária e questões relacionadas ao uso de álcool e drogas.
Os desafios e necessidades dessa população também foram discutidos, destacando-se a busca por dignidade, emprego, documentação e acesso à educação e capacitação profissional. A gestão do PopRuaJud no TRT-CE, coordenada pelo desembargador Antônio Parente, assumiu o compromisso de elaborar um planejamento estratégico para atender a essas demandas e melhorar as condições de vida desses indivíduos, com ações presenciais em centros com maior concentração de vulnerabilidade.
Ao final, decidiu-se pela criação de um comitê por meio de um acordo de cooperação técnica entre as instituições presentes. Cada órgão se comprometerá a contribuir de acordo com suas competências para auxiliar a população em situação de rua.
Fonte: www.trt7.jus.br/reuniao-de-alinhamento-para-popruajud-reune-diversas-instituicoes-na-justica-do-trabalho
Fonte: Sindissetima