Documento mostra como indústria de alimentos piora políticas públicas e a saúde da sociedade

Idec explica como empresas jogam contra leis, dificultam a transparência e promovem comida pouco saudável

Com o objetivo de alertar as pessoas sobre a indústria de alimentos e suas relações com as políticas públicas no Brasil, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em parceria com a ONG ACT Promoção da Saúde, organizou o Dossiê Big Food: como a indústria interfere em políticas de alimentação

Escrito em linguagem acessível, o documento traz dados e pesquisas científicas que revelam como a indústria de alimentos interfere e piora a sociedade, seja em pesquisas, nos meios de comunicação e ideias defendidas por parlamentares. 

Essas interferências da indústria, explica o documento a partir da abordagem de oito casos, pretendem muitas vezes mudar ou acabar com políticas públicas de alimentação que possam ameaçar seus lucros. 

O documento também aborda os incentivos fiscais para aumentar a produção de alimentos que fazem mal à saúde e as manobras para dificultar a implementação de selos de advertência nos alimentos ultraprocessados. 

Para os organizadores do Dossiê Big Food, o documento ajuda “a entender de que forma estamos inseridos em um sistema alimentar que, paradoxalmente, promove fome e obesidade, além de contribuir para acelerar as mudanças climáticas”. 

No prefácio, a professora Inês Rugani, associada do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), destacou a importância do dossiê. “Esta importante publicação documenta casos emblemáticos ocorridos em nosso país, sistematizando elementos não conhecidos pelo público em geral, reunindo documentos e oferecendo reflexões. Ela também traz conteúdo importante sobre mecanismos para prevenir e lidar com conflitos de interesses na área de alimentação e nutrição”. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho

Fonte: Brasil de Fato