HackathAN: Arquivo Nacional realiza maratona tecnológica pela primeira vez

Participantes do hackathon deverão desenvolver ferramentas de descrição colaborativa e identificação de marcadores de gênero, raça e regionalidade nos acervos

Nos dias 18 e 19 de abril, acontece o primeiro hackathon promovido pelo Arquivo Nacional, secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O “HackathAN” acontece de forma on-line e busca trazer soluções inovadoras para desafios enfrentados pela instituição na descrição e identificação de documentos de seu acervo.   

Hackathons são maratonas de programação, que reúnem programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma competição em que o objetivo é desenvolver uma solução tecnológica que atenda a um fim específico.  

O objetivo deste primeiro hackathon do AN é o desenvolvimento de ferramentas, plataformas ou aplicativos que possibilitem a participação ativa dos usuários na descrição de documentos e identificação, a partir de marcadores de gênero, raça e regionalidade. O projeto é realizado com o apoio da Hackathon Brasil, consultoria especializada na gestão desse tipo de inciativa.  

“Estamos muito ansiosos para ver o que o pessoal da tecnologia tem para desenvolver para a gente”, revelou a diretora-geral adjunta do AN, Gecilda Esteves da Silva, na live de lançamento do HackathAN. Para ela, a ação, como a primeira de muitas oportunidades, em parceria com a comunidade da Tecnologia da Informação, busca trazer inovação para os processos de gestão de documentos e arquivos.  

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17/04. Podem participar profissionais com conhecimento em desenvolvimento de aplicativos web/mobile, design web/gráfico, gestão de negócios/marketing, arquivologia, história e entusiastas do patrimônio documental. A premiação para a equipe vencedora é de R$ 5 mil.   

Detalhes do evento podem ser conhecidos no site https://hackathonbrasil.com.br/hackathan/ 

FONTE: GOV.BR