CAMPANHA SALARIAL – ADUFC realiza plebiscito consultivo em 4 de abril sobre construção da greve e convoca Assembleia Geral para o dia 9/4

A ADUFC realizará, no próximo dia 4 de abril, um plebiscito consultivo sobre a construção da greve dos/as docentes das universidades federais cearenses. A consulta será aberta a todos/as os/as docentes sindicalizados/as da UFC, da UFCA e da UNILAB, ativos e aposentados, e ocorrerá de forma virtual. O plebiscito é um dispositivo regimental e busca ouvir os/as docentes sobre a construção, o fortalecimento e a mobilização para a greve. Já no dia 9 de abril, a ADUFC convoca Assembleia Geral da categoria para votar a deflagração da greve com início no dia 15 de abril — a data foi indicada na última sexta-feira (22) em reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do ANDES-SN, em Brasília. No dia 10 de abril, o Sindicato Nacional reúne novamente as seções sindicais das IFES para debater essa rodada de assembleias ocorrida nos estados.

Em Assembleia Geral convocada pela ADUFC, foi aprovado, no último dia 20 de março, o indicativo de greve da ADUFC apontado para greve unificada da Educação e do funcionalismo público federal. A votação ocorreu nos jardins da reitoria da UFC, em Fortaleza, com transmissão virtual para os campi do interior. Na mesma Assembleia foram constituídos os comitês de mobilização nas universidades. Servidores técnico-administrativos das universidades federais cearenses também já deflagraram greve neste mês.

A greve dos/as docentes federais é uma mobilização nacional com participação de entidades sindicais de todo o país e está inserida no contexto da campanha salarial dos servidores públicos federais e da proposta do governo de reajuste zero em 2024. O índice reivindicado por docentes federais é de 22,71%. O governo federal mantém a proposta de 9%, em duas parcelas de 4,5%, com a primeira a ser paga apenas em maio de 2025 e a outra metade em 2026, gerando revolta nas categorias. Participe da mobilização em defesa da educação, da universidade pública e do serviço público. Por melhores condições de trabalho, vem pra luta!

Confira abaixo a lista de perguntas a serem respondidas no plebiscito:

As perguntas deste plebiscito refletem as questões discutidas na Assembleia Geral da ADUFC ocorrida no último dia 20 de março, que aprovou o indicativo de greve dos/as docentes das universidades federais cearenses:

1)         Pelo que você vem acompanhando da Campanha Salarial 2024 e diante da falta de negociação efetiva por parte do governo federal, que ofereceu 0% de reajuste em 2024 e 9% parcelados em 2025 e 2026, você acha importante fortalecer a greve dos/as docentes das universidades federais do estado do Ceará, a ser deflagrada em Assembleia Geral da ADUFC que será realizada no próximo dia 9 de abril?

2)         Você considera que a greve dos/as docentes deve ter como pautas prioritárias, além de reajuste salarial e carreira docente, as condições de trabalho e o orçamento das universidades federais do estado do Ceará?

3)         Você considera que a greve deve fazer pressão no governo federal, que elabora o orçamento da União?

4)         Você considera que a greve deve fazer pressão no Congresso Nacional, que aprova o orçamento da União?

5)         Você considera importante a greve docente também como solidariedade à greve dos/as servidores técnico-administrativos, iniciada em 15 de março?

            (*) Para todos os itens, haverá as opções de respostas Sim, Não e Não sei.

FONTE: ADUFC