SINTUFCE defende ampliação do acesso ao PGD para servidores da UFC

  • Compartilhe

O coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires, junto a um grupo de servidores técnico-administrativos (TAE) da UFC, entregou na manhã desta terça-feira, 29/10, material solicitando ao reitor da UFC, Custódio Almeida, a ampliação do acesso ao Programa de Gestão e Desempenho, o PGD.  

A Portaria Nº 209, de 29 de junho de 2022, do gabinete do reitor, instituiu o PGD no âmbito da UFC, mas até agora, a adesão ao programa está restrita aos servidores das unidades administrativas. Os trabalhadores das unidades acadêmicas e do sistema de bibliotecas querem ter acesso igual ao benefício, que possibilita cumprir a jornada de trabalho de forma remota, como já ocorre em outras instituições federais de ensino superior, como é o caso da Unilab, UFCA e IFCE.

A entrega do material foi feita durante a celebração pelo Dia do Servidor Público, realizada no Centro de Convivência da UFC, no Campus do Pici.  O reitor Custódio Almeida se mostrou aberto ao diálogo e afirmou que tem grande interesse em que o PGD seja para todos. “Eu defendo um PGD para todos e quero que seja implantado em todas as unidades da UFC, com acesso igual para os servidores das unidades acadêmicas de forma responsável” – afirmou.” – afirmou.

Para Elaine Teixeira, servidora técnica-administrativa da UFC que integra o grupo de trabalho em defesa do acesso ao PGD nas unidades acadêmicas, a conversa com o reitor foi positiva. Ela fala da necessidade de que sejam realizados seminários para que os gestores das unidades compreendam o PGD e seus benefícios, que já são sentidos nos locais onde ele já foi implementado. “Não é só teletrabalho, é muito mais que isso. A adesão ao PGD não significa que o servidor vai trabalhar só remotamente, mas abre a possibilidade de reduzir as idas ao local de trabalho, o que tem gerado benefícios tanto para as instituições como para os servidores, com redução de custos e melhoria da qualidade de vida do servidor e dos serviços prestados” – afirmou.

“No PGD, o servidor também pode trabalhar presencialmente e o trabalho deve ser feito com total responsabilidade para que a entrega do trabalho seja realizada com a maior qualidade possível para a população” – completou. 

Para a direção colegiada do SINTUFCE, celebrar o Dia do Servidor Público é também lutar por direitos. O SINTUFCE apoia esta demanda dos servidores das unidades acadêmicas da UFC. O direito à adesão ao PGD já está previsto desde 2022 na UFC e agora a categoria cobra o cumprimento dentro das unidades acadêmicas, garantindo o tratamento isonômico a todos os servidores da UFC.

Fonte: SINTUFCE