O regime do medo: insegurança pública como projeto autoritário de poder

Antropóloga Jacqueline Muniz lança podcast em que discute raízes da violência urbana e política de segurança pública humanizada e eficaz

A antropóloga Jacqueline Muniz é uma das maiores especialistas em segurança pública no Brasil, tema de seu doutorado há mais de duas décadas. Jacqueline é professora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de conflitos da Universidade Federal Fluminense (UFF). É também uma das fundadoras da Rede de Policiais e Sociedade Civil da América Latina e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Atuou na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro nos entre o final do anos 1990 e início dos anos 2000. E também na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça em 2003 – gestão de Márcio Thomas Bastos.

Atuante nas redes sociais, e sempre presente nos meios de comunicação independentes, como a RBA, a antropóloga inaugurou recentemente um canal de podcast – Regimes do Medo: Insegurança pública como projeto autoritário de poder. Em menos de um mês, já tem mais de uma dezena de comentários postados sobre sua especialidade. Para Jacqueline, a ruptura com a filosofia elitista que deu origem à polícias militares no Brasil – com a adoção de uma polícia desmilitarizada e cidadã não interessa à elite conservadora do país. O canal roda em todas os serviços de streaming de áudio disponíveis e é uma importante ferramenta para quer entender as raízes da violência urbana e discutir um política de segurança que seja ao mesmo humanizada e eficaz.

FONTE: REDE BRASIL ATUAL
FOTO: Reprodução