Entenda os problemas provocados pela desregulação do mercado de energia

O procurador-geral do Texas está processando Griddy, dizendo que ele se envolveu em práticas comerciais enganosas ao emitir contas excessivas “com pouco ou nenhum aviso” e débito automático nas contas dos clientes, apesar de se anunciar como uma opção melhor para os clientes do que os varejistas tradicionais.

A varejista de energia Griddy Energy LLC, carente de clientes e enfrentando litígios depois de cobrar quantias pesadas durante o congelamento do inverno que varreu o estado no mês passado, está planejando pedir concordata, disseram pessoas a par do assunto.

A Griddy está se preparando para encerrar seus negócios por meio de um pedido de concordata que pode chegar dentro de alguns dias, segundo pessoas a par do assunto. Os reguladores do Texas já barraram a Griddy do mercado de energia estadual depois que a empresa repassou aumentos acentuados nos preços da eletricidade para os clientes durante a crise de energia do mês passado.

Enquanto a maioria dos consumidores no Texas compra eletricidade a taxas fixas de concessionárias municipais e varejistas de energia, Griddy ofereceu acesso a preços variáveis de eletricidade que dispararam durante o inverno extremo. Quando os preços spot dispararam brevemente para US $ 9.000 por megawatt-hora durante o congelamento do inverno, em comparação com uma média do ano passado de menos de US $ 22, os clientes da Griddy reclamaram de receber contas exorbitantes , parte de uma reação mais ampla sobre como os reguladores e participantes do mercado lidaram com a emergência climática .

Representantes da Griddy não responderam aos pedidos de comentários no domingo.

O Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas, que opera a rede elétrica do estado, revogou os direitos de operação da Griddy e transferiu seus clientes para outro lugar no mês passado, após o inadimplemento dos pagamentos necessários.

Em uma mensagem aos clientes após a decisão de Ercot, Griddy disse: “sempre fomos transparentes e centrados no cliente em cada etapa. Queríamos continuar a lutar por nossos membros para obter alívio e isso não mudou. ”

Nessa mensagem, a empresa também disse que esperava que os governos estadual e federal “fornecessem alívio para todos os texanos” e que estava comprometida em fornecer crédito por qualquer alívio que recebermos de volta aos nossos clientes na base de dólar por dólar. “

Ercot disse na quinta-feira que estava vendido em quase US $ 3,1 bilhões em pagamentos exigidos dos participantes do mercado, incluindo mais de US $ 29 milhões da Griddy.

O procurador-geral do Texas está processando Griddy, dizendo que ele se envolveu em práticas comerciais enganosas ao emitir contas excessivas “com pouco ou nenhum aviso” e débito automático nas contas dos clientes, apesar de se anunciar como uma opção melhor para os clientes do que os varejistas tradicionais. Um cliente da Griddy disse em uma ação coletiva proposta no mês passado que sua conta, normalmente entre US $ 200 a US $ 250 por mês, subiu em fevereiro para US $ 10.995.

A Griddy está sendo informada sobre sua liquidação planejada pelo escritório de advocacia Baker Botts LLP, disseram pessoas a par do assunto. Como parte do processo de falência, Griddy planeja renunciar a certas cobranças de clientes associadas à tempestade de inverno, disse uma pessoa familiarizada com o assunto. Um representante da Baker Botts não respondeu a um pedido de comentário no domingo.

A Griddy disse anteriormente que notificou os clientes antes do pior evento climático que seria melhor trocar de fornecedor por um curto período de tempo para evitar a exposição aos preços de atacado.

A operadora da rede emitiu faturas de energia comprada a taxas elevadas durante a tempestade de inverno por concessionárias municipais, cooperativas de eletricidade e varejistas de eletricidade, que agora estão tentando descobrir como repassar os custos e, em alguns casos, contestar os cálculos. Até agora, as faturas da operadora da rede geraram dois grandes pedidos de falência, pela cooperativa de energia Brazos Electric Power Cooperative Inc. e pelo varejista Just Energy Group Inc. 

Outro varejista, a Entrust Energy Inc., também teve seus direitos de participação no mercado revogados e foi listada pela operadora da rede na quinta-feira como devendo mais de US $ 290 milhões.

Um monitor de mercado independente sinalizou US $ 16 bilhões em cobranças excessivas durante o mau tempo e instou os reguladores a realizar uma reprecificação para fornecer alívio às empresas e municípios que compraram a cara energia. Na quinta-feira, o monitor disse acreditar que o máximo que provavelmente poderia ser recuperado para o benefício dos consumidores é de US $ 3,2 bilhões .

FONTE:GGN
FOTO:REPRODUÇÃO