Cientistas britânicos sugerem lockdown no Brasil durante vacinação para evitar “fábrica” de variantes

Contato entre vacinados e variantes propicia o aparecimento de mutações “superpotentes”

Pesquisadores da universidade Imperial College London e da Universidade de Leicester entrevistados pela BBC Brasil afirmam que lockdowns e outras medidas de isolamento social serão necessárias no Brasil mesmo durante a vacinação.

Sem as medidas restritivas, os cientistas afirmam que o país pode se tornar uma “fábrica” de variantes do vírus, inclusive prejudicando a eficácia das vacinas. Eles explicam que é justamente o contato entre vacinados e variantes que propicia o aparecimento de mutações “superpotentes”.

Segundo o virologista Julian Tang, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, o maior perigo está no contato da variante de Manaus, chamada de P.1.

“Se você é vacinado numa segunda-feira, você não está imediatamente protegido. Leva algumas semanas para os anticorpos da vacina aparecerem e você ainda pode se infectar pelo vírus original ou pela variante P.1”, explica Tang.

“Se esses anticorpos da vacina surgem enquanto a infecção está ocorrendo e replicando no seu corpo, o vírus pode se replicar de maneira a evadir o anticorpo que está sendo produzido, num movimento de seleção natural”, completou.

O Brasil vivencia seu pior momento da pandemia do coronavírus. Na quarta-feira (3), foram registradas 1.910 óbitos mortes em um dia, o maior número desde o início da pandemia, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Em mais da metade dos estados brasileiros, a ocupação de leitos de UTI supera 80%.

FONTE: REVISTA FÓRUM
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil