Ciência tem de combater o ‘terraplanismo econômico’, diz presidente da SBPC

Conquista é resultado da pressão e mobilização liderada pelo SINDIUPES, sindicato dos professores e professoras do estado

Após pressão e mobilização, organizada e liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Espírito Santo (SINDIUPES), a categoria foi  incluída no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. O Estado é o primeiro do país a colocar professores e professoras na lista de prioridade da imunização.

A confirmação foi feita nesta segunda-feira (1º) em Audiência Pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa Estadual, com a presença de representantes das Secretarias Estaduais de Educação e Saúde, e será anunciado pelo governo do Estado nesta terça-feira (02).

A Audiência Pública foi realizada atendendo à  solicitação do SINDIUPES, como parte das ações da “Jornada de Luta pela Vida – Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!”

As vacinas serão disponibilizadas à categoria assim que o governo estadual conseguir adquirir novas doses por meio de um consórcio com os demais estados.

“Essa é mais uma importante vitória do SINDIUPES em defesa da categoria”, diz trecho de nota publicada no site do sindicato.A nota segue afirmando que “desde o início da pandemia, o sindicato tem lutado para garantir os direitos dos/das profissionais da Educação, e defende a vacina como única medida de proteção à saúde e à vida dos/as trabalhadores/as e da comunidade escolar no retorno às atividades presenciais”.

Sobre a Jornada

Lançada no mês de fevereiro, a “Jornada de Luta pela Vida – Vacina para a Educação. Disso não abrimos mão!” inclui diversas ações de mobilização permanente, e tem como objetivos principais: garantir a vacinação prioritária para os profissionais  da Educação; promover articulações junto a diversas instâncias do Poder Público; mobilizar a sociedade em defesa dos direitos da categoria; e fortalecer as lutas em favor de uma Educação Pública, Democrática e de Qualidade para todos e todas.

Representaram o SINDIUPES na Audiência os/as diretores/as Noêmia Simonassi e Gean Carlos Nunes (Administrativo-Financeiro), Ildebrando Paranhos (Comunicação), Lorraine Rangel (Região Serrana), Elcy Lobão (Patrimônio) e Rute Costa (Meio Ambiente e Educação no Campo).


FONTE:CUT
FOTO: REPRODUÇÃO