IBGE: setor de serviços tem tombo recorde de 7,8% em 2020

Em dezembro, o setor recuou 0,2% em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2019, a queda foi de 3,3%, a 10ª taxa negativa seguida nessa base de análise

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (11) que o volume de serviços prestados no Brasil despencou 7,8% em 2020, na comparação com o ano anterior. Foi a maior queda desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012. 

Em dezembro, o setor recuou 0,2% em relação a novembro. Na comparação com dezembro de 2019, a queda foi de 3,3%, a 10ª taxa negativa seguida nessa base de análise.

De novembro para dezembro de 2020, apenas duas das cinco atividades investigadas tiveram queda: os serviços prestados às famílias (-3,6%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,7%). 

Os dois setores foram os mais afetados pela pandemia de Covid-19 em razão doe isolamento social, o que provocou o fechamento de estabelecimentos não essenciais e uma redução no fluxo de pessoas em circulação. Por consequência, os serviços prestados em caráter presencial, sobretudo os voltados às famílias (restaurantes, hotéis, academias, salões de beleza, etc.) e o de transportes de passageiros (aéreo, rodoviário e metroferroviário) encontraram mais dificuldades em retornar ao patamar de fevereiro de 2020.

FONTE: BRASIL 247
FOTO: REPRODUÇÃO