Brasil vacinou 1,5 milhão de pessoas. Saiba como está a imunização nos estados

Apesar de ter iniciado a imunização, país conta apenas 12,8 milhões de doses de vacina, quantidade insuficiente para atender os grupos prioritários. Veja como está o processo da vacinação nos estados

O Brasil conta com mais de 12,8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, quantidade insuficiente, que não dá, sequer, para atender os grupos prioritários: profissionais de saúde, indígenas aldeados, idosos e deficientes abrigados em instituições de longa permanência.

O número de mortes batendo recordes mostra a urgência da vacinação no país, que nas últimas 24 horas registrou 1.439 mortes pela Covid-19 , chegando ao total de 221.676 vidas perdidas. Em casos confirmados, 9.060.786 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 60.301 desses confirmados de quarta (27) para quinta-feira (28).

Além da falta de doses suficientes, o país ainda enfrenta a demora na chegada de insumos para produzir o medicamento. Nesta sexta-feira (29), de acordo com o balanço do consórcio de imprensa, o Brasil passou de 1,5 milhão de pessoas vacinados contra a Covid19, em 22 estados e no Distrito Federal, desde que a imunização começou em São Paulo, no dia 17 deste mês.

Até o momento, duas vacinas foram aprovadas pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial: a CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a desenvolvida pela AstraZeneca e Oxford em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Todas as capitais brasileiras receberam do Ministério da Saúde doses das vacinas CoronaVac e de Oxford. Depois de São Paulo, a  a imunização começou no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, São Luís, Pernambuco, Fortaleza e Florianópolis, entre outras cidades.

Confira como está a vacinação em alguns estados

Amazonas

O estado do Amazonas, que enfrenta uma crise no sistema de saúde e falta de oxigênio em Manaus e no interior, não divulgou a quantidade de pessoas que estão imunizadas. A situação no estado é tão grave com a nova variação do coronavírus mais transmissível, que o STF mandou a Policia Federal abrir um inquérito, instalado  nesta sexta-feira (29), para apurar  uma  omissão do Ministro da Saúde , Eduardo Pazuello, na condução da crise em Manaus. A vacinação na capital está suspensa até que as autoridades locais informem ao Tribunal de Contas do Amazonas, quem foi vacinada, depois das denúncias de pessoas furando a fila do grupo prioritário.

Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro conta com mais de 151 mil pessoas vacinadas. Na capital fluminense, a vacinação ocorre entre os profissionais de saúde com 60 anos ou mais, com a devida comprovação, e que atuam na cidade nas redes pública e privada. São eles: assistentes sociais; biólogos; biomédicos; enfermeiros; farmacêuticos; fisioterapeutas; fonoaudiólogos; funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares; médicos.

Maranhão

O Maranhão já imunizou mais de 31 mil pessoas desde o início da campanha contra a Covid-19, em 19 de janeiro. A Prefeitura da capital,  São Luís disponibilizou no início da noite desta quinta-feira (28), a plataforma de cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 75 anos.

A inclusão dos idosos acima desta idade foi definida por conta do recebimento de 15 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que chegaram ao estado no último domingo. A expectativa é que novas doses da vacina CoronaVac cheguem na capital nos próximos dias.

Os idosos que receberem a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, vão receber a segunda dose após três meses. Já os quem se vacinar com a CoronaVac, terá a dose repetida em três semanas.

Veja a lista de prioridades na vacinação do Maranhão

Dia 28 – Profissionais nascidos em janeiro, fevereiro e março;

Dia 29 de janeiro – Profissionais nascidos em abril, maio e junho

Dia 30 de janeiro – Profissionais nascidos em julho, agosto e setembro;

Dia 31 de janeiro – Profissionais nascidos em outubro, novembro e dezembro.

São Paulo

Em São Paulo, estado que deu a largada na vacinação contra a Covid-19, mais de 320 mil pessoas já foram imunizadas no estado até a manhã desta sexta-feira (29). A capital, começou a vacinação no dia 17 de janeiro, pouco após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas CoronaVac e de Oxford.

O governo do estado diz que o Vacinômetro, ferramenta que contabiliza o número de vacinados no estado, está desatualizado e o número de pessoas imunizadas é ainda maior, já que municípios muito pequenos enfrentam problemas de acesso ao sistema em tempo real para repassar aos dados à Secretaria Estadual da Saúde. No entanto, até às 10h20, o Vacinômetro contabilizava 322.653 imunizados em todo o estado de São Paulo.

Pernambuco

Em oito dias de campanha, mais de 60 mil pessoas foram vacinadas contra o novo coronavírus em Pernambuco, de acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Isso corresponde a 16% das mais de 392,4 mil doses de vacinas recebidas pelo estado e distribuídas aos municípios e ao distrito de Fernando de Noronha.

A maioria das pessoas vacinadas é composta por trabalhadores da saúde: 48.120. Também houve a imunização de mais de 11 mil indígenas que vivem em terras demarcadas, de 119 pessoas com deficiência institucionalizadas e de 3.648 idosos que moram em abrigos.

O governo agora começou a vacinar idosos a partir de 85 anos. Pernambuco recebeu três lotes de vacinas. O primeiro, de 270 mil doses, foi de CoronaVac. O segundo, de 84 mil unidades, foi da vacina de Oxford/AstraZeneca. O terceiro foi de mais 38,4 mil doses de CoronaVac.

Petrolina

A prefeitura de Petrolina no sertão de Pernambuco, divulgará até sábado (30), a lista de pessoas que receberam as doses das vacinas contra a Covid-19 no município. A medida pretende dar credibilidade e transparência ao processo na cidade, além de comprovar que o público vacinado faz parte dos grupos prioritários definidos pelas autoridades de saúde.

De acordo com o governo local, a relação com cerca de 3 mil nomes será publicada no site da prefeitura. Essas pessoas receberam a primeira dose da vacina do Instituto Butantan. O grupo é formado por profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus, idosos residentes em casas de longa permanência e pessoas com mais de 85 anos.

Paraíba

Na Paraíba mais de 18 mil pessoas foram imunizadas desde o começo da vacinação contra a Covid-19 , em 19 de janeiro. Os grupos formados por idosos institucionalizados, a partir de 60 anos, e os trabalhadores das instituições de longa permanência já foram  vacinados. Pessoas a partir de 75 anos de idade vão receber a vacina quando mais doses forem entregues. Idosos acamados, com idade a partir dos 60 anos, também podem procurar a SMS para a realização de cadastro, e serão vacinados conforme a distribuição das doses.

Paraná

Mais de 99 mil pessoas foram vacinadas no Paraná. A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou em 20 de janeiro, em Curitiba.

Neste primeiro momento, de acordo com a prefeitura, estão sendo imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia, vacinadores, idosos e funcionários de asilos, além de indígenas. Idosos que não vivem em instituições de longa permanência serão vacinados na segunda fase da campanha.

Rondônia

O estado de Rondônia também não divulgou quantas pessoas já foram imunizadas.

Rio Grande do Sul

Cerca de 109 mil pessoas foram imunizadas no estado do Rio Grande do Sul. A Prefeitura de Porto Alegre começou a vacinação contra a Covid-19, em 19 de janeiro. Atualmente, são imunizados trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência institucionalizadas, idosos que estão em asilos ou acamados, indígenas e quilombolas.

FONTE: CUT
FOTO: DIVULGAÇÃO