População Desalentada no Brasil

O desalento é a situação mais crítica, quando o brasileiro desiste de procurar emprego ou ocupação. Três frases acendem a preocupação com os destinos do Brasil, duas delas destacadas pelo professor:

… foi recuperado um emprego para cada cinco perdidos na pandemia.

Do total de pessoas em idade de trabalhar, 30% estão desalentados, desempregados ou subocupados.

… pico de desemprego no segundo trimestre de 2021, quando a taxa deve ficar próxima a 15,8%.

Blog Cidadania & Cultura

O recrudescimento dos casos de covid-19 pode atrasar uma recuperação mais consistente do mercado de trabalho no país. Já teria um ano difícil em 2021 sem esse fator. Segundo economistas, mesmo crescendo entre 3% e 4% neste ano, a economia não deve gerar ocupação suficiente para a massa de desempregados deixada pela pandemia. Agora, a possibilidade de reintrodução de medidas mais restritivas de isolamento social em algumas regiões pode atrasar principalmente a recuperação do mercado informal, o que mais oferece trabalho aos brasileiros.

Segundo levantamento feito por ele com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid e Pnad Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi recuperado um emprego para cada cinco perdidos na pandemia. É improvável voltar em 2021 ao patamar anterior. Ele já não era bom com a estagnação econômica

Estimativa do banco Credit Suisse aponta a criação de 5 milhões…

Ver o post original 651 mais palavras

FONTE: Isosendacz.org
FOTO: REPRODUÇÃO