Fórum Social Mundial 2021 será virtual, de 23 a 31 de janeiro

Lula e Angela Davis estão entre os confirmados; além da abertura, evento terá painéis temáticos e assembleias autônomas

Fórum Social Mundial de 2021 será realizado totalmente online, entre os dias 23 e 31 de janeiro, quando se completam 20 anos da primeira edição, realizada em 2001, em Porto Alegre. O evento terá esse formato virtual devido às dificuldades impostas pela pandemia de covid-19.

A tradicional marcha de abertura que inaugura o evento todas as edições será substituída por um evento virtual, com exibição de vídeos de lutas sociais no planeta. Também ocorrerá um painel global sobre o tema “Qual o mundo que queremos hoje e amanhã”, com a participação de conferencistas e ativistas de todo o mundo.

Presenças

Entre os participantes já confirmados estão nomes como o do ex-presidente Lula e da professora, filósofa, escritora e ativista antirracista norte-americana Angela Davis.

O continente africano será representado pela escritora malinesa Aminata Traoré. Pela Europa, falará o ex-ministro de Finanças da Grécia, Yanis Varoufakis. Da Ásia se manifestarão o ambientalista indiano Ashish Kothari e a professora Leila Khaled, da Frente Popular pela Libertação da Palestina.

Segundo o jornalista Carlos Tibúrcio, co-fundador do FSM, o evento é “uma voz de esperança”. Ele afirma ainda que o mundo está vivendo situações trágicas, antes mesmo da pandemia, como o agravamento intenso da desigualdade social e dos problemas ambientais. “São crises do capitalismo que se superpõem e se realimentam”, afirmou.

As frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo pretendem realizar um protesto contra os desmandos e autoritarismos do governo de Jair Bolsonaro. “Queremos dar uma dimensão internacional à postura de crítica e combate a esse governo neofascista”, destacou ainda o jornalista.

Programação e inscrições

Após a abertura, serão realizados seis dias de discussões, com cinco painéis temáticos: Paz e Guerra; Justiça Econômica; Educação, Comunicação e Cultura; Feminismo, Sociedade e Diversidade; Povos Originários e Ancestrais; Justiça Social e Democracia; e Clima, Ecologia e Meio Ambiente. Os debates ocorrerão entre as 14h e 16h. 

Já no dia 30 será a vez das assembleias autônomas dos movimentos. E, no dia 31, acontecerá a realização das Ágoras de Futuros, que irão definir as lutas sociais para o próximo período, e a cerimônia de encerramento, que também anuncia a próxima edição do Fórum, planejada para o México, mas ainda sem data definida em função da pandemia.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas individualmente ou coletivamente pela páginawsf2021.net. No site também é possível acompanhar a programação completa e conferir a relação completa de painelistas, além de cadastrar propostas e iniciativas para serem discutidas.

Confira a entrevista com o Carlos Tibúrcio ao Jornal Brasil Atual:

* Com informações da Rede Brasil Atual e do site da CUT – RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

FONTE: BRASIL DE FATO
FOTO: Reprodução