Sistema de produtividade em debate

Convidamos a todos/as a debater conosco acerca da implantação do sistema de produtividade, metas e pontuações, que vêm sendo imposta pela gestão do INSS em meio a pandemia do Corona Vírus, mais recentemente com a *portaria n. 1.199 de 30/11/2020*, sob as artimanhas de “maior liberdade e modernização” nos processos de trabalho da autarquia.


Sabemos, no entanto, que tal medida visa maior controle e exploração dos trabalhadores/as, os quais acabam arcando com os custos do trabalho, trabalhando por muito mais horas, o que vem a gerar impacto na saúde dos servidores/as que passam a depender do cumprimento de metas para sua sobrevivência material.

Esse cenário estende-se da mesma forma ao Serviço Social, profissão essencialmente qualitativa, cujos resultados não são mensuráveis por números. Trata-se de uma lógica perversa de intensificação do trabalho de toda a categoria, na perspectiva de extinguir a jornada de trabalho e impor alterações no contrato de trabalho dos servidores/as, com impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população.